O que é olho seco?

Dizemos que estamos perante um olho seco quando não existem lágrimas em quantidade e qualidade suficiente para manter os olhos lubrificados, podendo o problema afetar apenas um olho (unilateral) ou, então, os dois olhos (bilateral). Na maioria dos casos, o problema afeta os dois olhos.

Em determinadas ocasiões ou circunstâncias, o olho pode estar seco sem que exista qualquer problema ocular ou doença dos olhos. A poluição, o excesso de exposição ao sol, o vento, a exposição ao ar condicionado ou ambientes que de alguma forma tornem o ar mais seco, são fatores que podem atuar como facilitadores na evaporação das lágrimas e, deste modo, provocar secura nos olhos.

Ver televisão por longos períodos ou a utilização frequente de computador, telemóvel, tabletes, e outros dispositivos digitais também origina olho seco. Este facto, prende-se com a diferença existente entre o número de vezes que “piscamos” os olhos de uma forma habitual e quando utilizamos este tipo de dispositivos. Para além destes, outros fatores podem estar na origem do problema. Veja mais informação em fatores que contribuem para o olho seco e prevenção.

Em alguns doentes pode existir um problema ocular (patologia) que provoque o olho seco, como veremos de seguida.

Conheça nossa MISSÃO, VISÃO e VALORES

EMPÓRIO ÓPTICO

Missão, Visão e Valores

Fale com a Empório através de um dos nossos canais abaixo:
Fixos: (65) 3365-1000 (65) 3365-1000 (65) 3365-1000
Móveis:

Projetos Sociais que a Empório apoia!

Participe dos Projetos Sociais que a Empório Óptico apoia!