Síndrome da Visão do Computador

Síndrome da Visão do Computador

Síndrome da visão do computador-  SVC

A síndrome da visão do computador é caracterizada por alterações  nos olhos por conta do uso excessivo de computadores, celulares e dispositivos digitais.

A prevalência estimada de SVC mundial é superior a 70% e cerca de 40% dos adultos e 80% dos adolescentes relatam sintomas significativos associados ao uso de dispositivos digitais. As manifestações incluem fadiga ocular, desconforto ocular, olhos cansados, cefaleia, visão turva, visão dupla e olhos secos.

Normalmente piscamos cerca de 15-20 vezes por minuto involuntariamente. Quando estamos usando equipamentos eletrônicos piscamos a metade da frequência. Dessa forma nossos olhos podem ficar sem a lubrificação adequada causando irritação, olho vermelho e sensação de areia.

Além disso várias pessoas relatam fadiga visual, após algumas horas em frente ao computador, e qualquer pessoa pode apresentar-la, mas, as ametropias (hipermetropia, miopia, presbiopia e astigmatismo.) podem aumentar o risco de cansaço visual. 

As ametropias dificultam o foco dos olhos, de modo que os músculos oculares ficarão literalmente tensos ao se concentrar em uma pequena fonte ou impressão.

Vários músculos ajudam a focalizar os olhos, eles como qualquer outro músculo podem ficar exaustos e causar fadiga ocular.

E temos também a famosa luz azul. A exposição excessiva do olho à luz azul tende a causar uma série de alterações a nível celular, como estresse oxidativo, apoptose mitocondrial, reação inflamatória e dano ao DNA, resultando no desenvolvimento de erros de refração, olho seco, glaucoma e ceratite (Leung et al., 2017; Ouyang et al., 2020; Zhao et al., 2018

O uso de telas por tempo prolongado é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da síndrome, porém não há um consenso na literatura demonstrando a partir de qual período de exposição seria prejudicial para o surgimento das manifestações oculares em adultos, sendo assim cada pessoa deve determinar o seu limite.

Em crianças a Sociedade de Brasileira de pediatria determina o tempo por idade:

  • Crianças menores de 2 anos: não deve ser usado;
  • Crianças entre 2 e 5 anos: até 1 hora por dia;
  • Crianças entre 6 e 10 anos: até 2 horas por dia;
  • Adolescentes entre 11 e 18 anos: até 3 horas por dia, nunca “virar a noite”;
  • Todas as faixas etárias: nada de telas durante as refeições e desconectar 1 a 2 horas antes de dormir.

Fica difícil fugir da síndrome da visão do computador! Seja por causa do trabalho, dos estudos ou das redes sociais passamos cada vez mais tempo em telas de celulares e computadores. 

Então segue algumas dicas para melhorar os sintomas causados por ela:

Iluminação do ambiente deve ser ajustada.

Postura e distanciamento da tela: A tela do computador deve ficar cerca de um braço e meio de distância dos olhos, sempre posicionada de uma forma que você consiga ficar com a coluna reta. Deixar a tela bem em frente aos olhos de forma que não precise entortar o pescoço para ver.

Ajustar o tamanho da letra de forma que fique confortável

Lembrar que o ar condicionado ajuda no ressecamento dos olhos, então tentar usar umidificador e beber bastante água. Consultar um oftalmologista para a prescrição de lagrimas artificiais caso seja necessário.

Uso de óculos com anti reflexo especiais como o de controle de luz azul caso seja receitado pelo médico oftalmologista.

Exercícios para descanso visual, regra do 20/20/20. A cada 20 minutos no equipamento eletrônico, pare 20 segundos e olhe para 20 feet de distância ( 6 metros). Quando olhamos para longe ajudamos os músculos oculares a relaxarem.

Se os sintomas persistirem procure um médico oftalmologista.

 

Dra. Ana Rafaella Ormond de Campos Vaz

CRM 6592 RQE 4548

Oftalmologista

Autor: Dra. Ana Rafaella Ormond de Campos Vaz
Fonte: Da Redação